Receba dicas grátis!

Gestão de tempo: como organizar sua agenda médica e aumentar a produtividade

Médicos e profissionais de saúde em geral possuem um cotidiano bastante atribulado. São dezenas de atendimentos diários, muitas vezes em mais de uma clínica, hospital ou espaço de coworking. Por vezes, eles ainda precisam lidar com consultas desmarcadas, atrasos e demais imprevistos.

Então, nada melhor do que manter a agenda médica bem organizada para gerenciar melhor os compromissos e conseguir aumentar a produtividade. Conseguir uma gestão de tempo favorável não é tarefa fácil. Mas aqui estão algumas dicas que podem contribuir bastante para que você sempre tenha seus horários e tarefas em ordem. Confira!

Conheça bem sua rotina para fazer uma boa gestão de tempo

É impossível gerenciar algo que não se conhece bem. Essa regra também se encaixa quando o assunto é gestão de tempo. Então, tente conhecer todos os detalhes possíveis de sua rotina.

Isso inclui as atividades fixas, seus horários de início e término e o tempo necessário para se deslocar entre os locais. Não se esqueça de inserir na agenda médica intervalos para descanso e alimentação.

Eles são muito importantes para que você tome fôlego durante o dia e consiga aumentar a produtividade. Até porque, é interessante fazer uma pausa entre um caso e outro para passar uma avaliação mais precisa e atenta ao paciente.

Mantenha uma agenda médica online

Com todas as informações sobre sua rotina reunidas, é hora de colocá-las em uma agenda médica online. Essa ferramenta é uma das principais vantagens encontradas em consultórios compartilhados, para que o time de recepcionistas atualize as consultas com mais facilidade.

Como pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet, fica mais fácil verificar a qualquer momento os horários do dia e otimizar a gestão de tempo. Além disso, o histórico do paciente fica registrado ali para que você se situe melhor a respeito de cada atendimento. Essa praticidade é um dos itens mais poderosos para quem deseja aumentar a produtividade. Com ela, os processos diários são mais ágeis e o tempo de espera para atendimento diminui bastante, o que favorece também os próprios pacientes.

Seja sempre pontual para aumentar a produtividade

É inevitável: atrasos geram desânimo. A simples perspectiva de que você não conseguirá encerrar seu dia no horário previsto pode desencadear uma série de atendimentos que não rendem, o que deixa pacientes insatisfeitos.

E, assim como atrasos por parte deles atrapalham o dia, os seus também trazem resultados muito ruins para a gestão de tempo. Portanto, seja sempre pontual. Cumprir horários ajuda a aumentar a produtividade e você permanece com a sensação de dever cumprido.

Tente cronometrar seu tempo aproximado de consulta, até mesmo para pontuar melhor as marcações na agenda médica. Na medida do possível, seja fiel ao que foi programado, inclusive para seus momentos de pausas e intervalos.

Viu como é simples manter tudo em ordem, produzir mais e garantir qualidade para seus atendimentos? Basta um pouco de disciplina para incorporar essas práticas e o sucesso é certo.

E você, o que faz para aumentar a produtividade e organizar sua gestão de tempo? Alguma dessas dicas já faz parte de seus hábitos? Como você controla sua agenda médica? Deixe um comentário abaixo e compartilhe seu conhecimento!

Adicionar comentário