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Marketing Médico: 5 técnicas de fidelização de clientes

Por muitos anos, as clínicas médicas fizeram pouco ou quase nenhum investimento para atrair pacientes. Isso acontecia porque os médicos não viam seus pacientes como clientes. Esse cenário, porém, tem mudado.

E para ajudar as clínicas, neste artigo apresentamos 5 técnicas de marketing médico essenciais para fidelizar seus pacientes. Confira!

1. Fique por dentro do manual de publicidade médica

Existem alguns critérios que foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina que regulam as informações que os médicos podem ou não divulgar ao público.

Por isso, antes de começar qualquer estratégia de marketing médico, é importante que os profissionais de medicina estejam cientes dessa norma. As orientações podem ser conferidas nas resoluções CFM nº 1.974/2011 e CFM nº 2.126/2015.

2. Tenha um site

Hoje em dia, as pessoas utilizam a internet para pesquisar todos os tipos de serviços e de produtos que precisam — e com as clínicas médicas não é diferente. Ter um site bem estruturado, visualmente agradável, com informações claras e objetivas, ajuda o usuário a sentir confiança na clínica e não ficar dependente da indicação de um conhecido, amigo ou familiar.

3. Indique outros profissionais

Ter um bom relacionamento com outros profissionais é fundamental para que a clínica seja indicada para novas pessoas.

Sempre que um paciente da sua clínica precisar de atendimento médico de outro profissional, indique um médico de sua confiança e peça que ele informe que foi uma recomendação sua. Isso fará com que outros profissionais passem a indicar a sua clínica também.

4. Facilite o atendimento

O atendimento é um dos motivos que faz com que o cliente sempre volte — e com as clínicas também é assim. Quando o paciente se sente bem atendido, acolhido e ouvido ele fica confortável para retornar outras vezes.

Manter um relacionamento próximo é fundamental para transmitir essas sensações aos pacientes. Para isso, crie estratégias e oriente os funcionários da clínica sobre como deve ser um bom atendimento, envie e-mails para lembrar aos pacientes sobre as suas próximas consultas e crie fluxos de relacionamento para enviar e-mail marketing aos pacientes que não retornam há algum tempo.

Você também pode lembrá-los sobre quando foi a última vez que eles fizeram um exame específico e que está próximo da data de refazê-lo. Essas ações mostram ao paciente que o médico está preocupado com sua saúde e bem-estar.

5. Ofereça conteúdo de qualidade

Escrever sobre a especialidade que atende é uma forma de criar autoridade no mercado, mostrando ao público que você entende sobre o assunto, além de educar o cliente e fazer com que ele veja a clínica como uma referência. O conteúdo, porém, deve ser apenas de cunho científico e educativo.

Para isso, há diversas possibilidades. Você pode, por exemplo, criar um blog da própria clínica e divulgá-lo aos pacientes. Além disso, também é interessante fazer postagens nas redes sociais em que os seus pacientes estão.

Como vimos, há diversas formas de fidelização de clientes para manter a agenda sempre cheia. Citamos apenas as principais, mas você pode adaptá-las conforme observa o comportamento e a reação dos seus pacientes.

E você, gostou das dicas de fidelização focadas em marketing médico? Viu como são importantes? Aproveite a visita em nosso blog e leia 3 fatores que podem prejudicar sua imagem profissional.

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