Receba dicas grátis!

Montar consultório ou alugar espaço compartilhado: o que é melhor para você?

Na área de saúde, o conceito de coworking médico está em alta. Nesse espaço compartilhado é possível alugar consultórios de acordo com horários e dias de atendimento estabelecidos pelo profissional.

O local é totalmente equipado e ainda conta com alguns serviços especiais, como limpeza e recepção. Por isso, muita gente se pergunta se ainda vale a pena montar consultório próprio e ainda ter que lidar com diversas responsabilidades de gestão administrativa.

Se essa dúvida também é sua, não se preocupe. Aqui estão alguns pontos para considerar antes de decidir o que é melhor para você. Confira!

Você pode contratar uma secretária?

Organizar agenda médica, confirmar consultas e recepcionar pacientes são funções que somente uma secretária consegue fazer com excelência. Por isso, se você pensa em montar consultório, lembre-se de que contratar a profissional é um processo burocrático e envolve alguns gastos extras.

No espaço compartilhado, porém, não é preciso se preocupar com essa questão. O local já disponibiliza a mão de obra qualificada para ajudar em sua rotina e estar em contato direto com os pacientes sempre que for preciso.

Você consegue montar consultório com o investimento que tem em mãos?

Montar um consultório é um momento gratificante para a carreira de um profissional da saúde. Contudo, ele envolve inúmeras despesas, que vão desde custos com decoração e mobília até gastos fixos de água, energia e condomínio, por exemplo.

Sendo assim, é fundamental avaliar se um espaço compartilhado não é financeiramente mais vantajoso. Além de pagar apenas pelo turno em que utilizar a sala, seu espaço já vem pronto e totalmente equipado. Basta receber seus pacientes, pois os demais gastos serão divididos entre todos os usuários da solução.

Você já tem uma cartela fixa de pacientes?

Se você tem uma cartela fixa de pacientes, montar um consultório pode ser a melhor opção. Assim, você não precisará aplicar muito dinheiro em ações de marketing para alcançar um número maior de pessoas com seus serviços.

Mas profissionais que estão no início ou em um recomeço da carreira encontram um auxílio expressivo em um espaço compartilhado. Por lá é possível interagir e conhecer outros profissionais e formar parcerias que rendem muitas indicações. Para completar, o local costuma realizar publicidade sem cobranças exorbitantes.

Você sabe que também é possível se dedicar à profissão em um espaço compartilhado?

Muitos profissionais acreditam que a única maneira de se dedicar inteiramente à profissão é dentro de um consultório próprio. Mas esse pensamento já é antigo. Em um espaço compartilhado, manter compromissos em dia e respeitar horários de consultas também é totalmente viável. Então, não há motivos para descartar a possibilidade de imediato.

Por vezes, muitos profissionais conseguem, inclusive, dar mais atenção a seus atendimentos justamente por atuarem em um coworking. Afinal, como não precisam se dedicar a atividades administrativas, sobre muito mais tempo para se concentrar nos casos dos pacientes.

Com todos esses pontos em pauta, você com certeza conseguirá fazer uma análise mais assertiva de suas necessidades. Assim, ficará mais fácil decidir se é melhor montar consultório ou alugar um espaço compartilhado.

E então, essas questões ajudaram a esclarecer sua dúvida? Conseguiu chegar a alguma conclusão com este artigo como guia? Deixe um comentário abaixo e participe!

Adicionar comentário